A Abisemi e a CSIA assinaram durante o evento carta de intenções para cooperação na área de semicondutores entre Brasil e China

19.11.2024

O setor der semicondutores brasileiro participa de 18 a 20 de novembro do IC China 2024, realizado no Centro Nacional de Convenções de Pequim. Promovido pela China Semiconductor Industry Association (CSIA) desde 2003, o Brasil integra pela primeira vez a programação do evento com vistas ao estreitamento da colaboração mútua entre as duas nações na área de semicondutores.

O IC China é um evento de referência para a indústria de semicondutores daquele país com a promoção de áreas expositivas visando à conexão do ecossistema da indústria neste segmento, além da realização de fóruns especiais ligados a essa temática.

Na ocasião, os diretores da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi) Rosana Casais e Samir Pires apresentaram o estágio atual do desenvolvimento da indústria brasileira de semicondutores e as oportunidades do mercado do País este segmento. Adicionalmente, a estratégia nacional do Brasil em semicondutores foi o tema da palestra proferida na ocasião pelo diretor de Incentivos às Tecnologias Digitais do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Hamilton Mendes da Silva.

A Abisemi e a CSIA também assinaram durante o IC China 2024 uma carta de intenções com o objetivo de facilitar a troca de informações e experiências para fortalecer a interação e a cooperação mútua na área de semicondutores entre Brasil e China. Nesse sentido, a iniciativa prevê a participação conjunta em eventos relacionados ao setor para promover o aprendizado comum neste segmento.

O acordo firmado também pretende facilitar iniciativas bilaterais de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de promover o desenvolvimento de talentos em semicondutores para facilitar a formação de recursos humanos, incluindo a oferta de treinamentos, intercâmbio de profissionais e outras formas de colaboração.

 No dia 17 de novembro, no âmbito das atividades relacionadas ao G20, a Abisemi também assinou no Rio de Janeiro um memorando de entendimento com a Malásia Semiconductor Industry Association (MSIA) para a promoção de iniciativas conjuntas voltadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação, fabricação, design e qualificação profissional na área de semicondutores.

 Para o presidente da Abisemi, Rogério Nunes, ambas as iniciativas contribuem para a internacionalização do setor de semicondutores brasileiro e para a atração de investimentos para o País. Ele avalia que o momento é de extrema importância para o crescimento do setor de semicondutores no Brasil que tem a oportunidade de participar das cadeias globais de fornecimento dos produtos semicondutores.

O Programa Brasil Semicon, lançado neste ano pelo Governo Federal Brasileiro, passou a incentivar a exportação de semicondutores produzidos no Brasil. “Com este programa entrando em vigor em 01 de janeiro de 2025, acreditamos que teremos um enorme ciclo de investimentos, tanto em P&D como em Capex que impulsionarão a inovação, criarão empregos qualificados e oportunidades nas cadeias globais de semicondutores”, afirmou Nunes.

 Missão do Brasil no IC China 2024

Também participam da delegação brasileira no IC China 2024 os representantes das associadas Ceitec, Eric Ericson Fabris; da Adata, Fernando Lima; e do Instituto Eldorado, José Eduardo Bertuzzo; e os representantes do MCTI Alessandro Augusto Nunes Campos; Allan Edver Mello dos Santos;  Everton Goursand de Freitas; e Rubens Caetano Barboza de Souza.

Compartilhe: